FRASE DA SEMANA

"Um verdadeiro amor a Deus deve começar com um deleite na sua santidade" Jonathan Edwards.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

ACENDEU O FOGO? ENTÃO SEGURA O ROJÃO!

Preso durante a semana, acusado de ter acendido o rojão que matou o cinegrafista da Rede Record, Caio Silva de Souza declarou a imprensa:
- Se acendi? acendi!
Ainda na mesma entrevista declarou que "não sabia", que se tratava de um rojão. Mais tarde, em depoimento oficial, negou a afirmação anterior.

Quando li a reportagem e a declaração do rapaz de que não sabia se tratava de um artefato tão perigoso, pensei em nossa característica humana caída de dar uma desculpa esfarrapada pra tudo.
Mesmo quando admitimos o erro, usamos sempre uma conjunção adversativa "mas", pra tentar  amenizar o dano. Tipo...
- Mas eu não sabia que era...
- Mas ninguém me avisou...
- Mas ele me ofendeu primeiro...

E isso não vem de hoje. No Éden, a desculpa de Adão foi: "A mulher que o Senhor me deu". Eva por sua vez, jogou tudo nas costas da serpente.
Assim somos nós, depois que não dá mais pra gente se esconder, dizemos: Pequei, mas foi porque...
Até religioso de alto escalão entrou nessa. Em Êxodo 32, o povo pressiona Arão a fazer um ídolo. Arão não aguenta a pressão e faz um bezerro de ouro. Quando Moisés desce do monte depois de quarenta dias, encontra aquela pouca vergonha. O povo do Senhor quebrando a aliança. Daí Moisés encosta Arão na parede: "Que negócio é este meu irmão?" E o ministro responde mais ou menos assim:

- Não fica bravo comigo meu irmão. Você demorava chegar, o povo queria adorar, daí pedi ouro a eles, joguei no fogo e saiu este bezerro!

É... Arão viu a coisa ferver e saiu pela tangente... Negou que ele mesmo, com suas próprias mãos consagradas, havia feito aquela imagem.
Isso é próprio da natureza humana, esquivar-se de suas responsabilidades. Somos valentes no calor de um momento, no meio da galera, na adrenalina da multidão, mas quando a “bomba explode”, temos que assumir nossas responsabilidades. Nesta hora, não adianta jogar a culpa nos outros ou nas circunstâncias. A melhor saída é admitir: Eu errei e mereço a justa punição por meu erro. 
Chega de dizer “eu errei, mas ele também errou”. Chega de desculpa esfarrapada! Acendeu o fogo? Segure o rojão e apague a chama! Aceitemos a orientação de Deus pra nós:


“O que esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia” Pv 28.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário