FRASE DA SEMANA

"Um verdadeiro amor a Deus deve começar com um deleite na sua santidade" Jonathan Edwards.

terça-feira, 12 de abril de 2011

AS VOZES DO REALENGO

Escola Mun. Tasso da Silveira - local do massacre
Cinco dias após o massacre na Comunidade do Realengo no Rio de Janeiro, o país ainda ouve vozes que ecoam das salas e corredores da escola. Vozes de pânico, terror, angústia. Vozes embargadas pelo choro e medo. Vozes que clamam por socorro, por um socorro que não chega. Vozes que ecoam pois foram brutalmente caladas. Sim, hoje, amanhã e para sempre, apenas ecos. Ingênuos, indefesos, imaturos. Ecos de vozes que não engrossaram. Ecos que nos inquietam, constrangem, apavoram. Ecos que se fazem ouvir nas ruas, nas casas, nos noticiários. Agora, são apenas ecos. Vozes que não mais se farão ouvir.
Frente a confusão de sentimentos que transpassam nossa alma, buscamos respostas. Pois a medida que o tempo passa, os ecos são menos distintos, menos claros, menos sonoros. Daí, outras vozes se fazem ouvir. Todos querem dizer algo. O pai, o tio, a professora, o coleguinha, o âncora, os especialistas, as cartas, os livros, o computador, o sangue. Tudo diz algo, mas não diz tudo. 

Casa de Wellington - autor do crime
Fragmentadas, algumas peças se encaixam, algumas respostas surgem, outras vozes se ouvem: esquizofrenia, bullyng, obsessão, isolamento. Entretanto, de todas as vozes ecoando, os sentidos só estão sendo buscados na superfície das coisas. O terror, o sangue, a loucura, a barbárie, revelam um problema mais profundo. Que está para além dos corredores da Tasso da Silveira. Um mal generalizado, degenerativo, totalmente destrutivo. Ignorado pela maioria pois se camufla nos dramas mentais, sociais e econômicos da vida humana. Um elemento corrosivo, mais que qualquer um outro. Um tipo de câncer da alma, capaz de criar zumbis, mortos vivos. Contagioso e altamente infeccioso, este é o mal do Realengo, do Morro do Alemão, das Torres Gêmeas, do Osama, do vandalismo de torcidas organizadas, da pedofilia, da corrupção, da pirataria, o mal das mentirinhas, da inveja, dos palavrões, do desrespeito, da falta de fé...um mal chamado: P E C A D O!
Este é o gérmen de toda a desgraça humana. Toda raiva, ódio, aberração, egoísmo, orgulho se fundamenta nisto: "O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram." Rm 5.12
Não haveria esquizofrenia se não houvesse antes o pecado. Não haveria derramamento de sangue se não houvesse o pecado. Nenhuma loucura humana pode ser entendida ou combatida sem o entendimento de que o pecado é a maior de todas as tragédias e a raiz de todo o lamento, choro e dor. 
Alguns questionam, onde Deus está quando as tragédias acontecem? Por que Deus não fez nada?
A grande verdade, é que Deus já fez o que de melhor poderia ser feito. Deus enviou seu Filho ao mundo para dar conta do problema do Pecado."Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado." Rm 5.8  Na cruz, Jesus levou sobre si a culpa pelo pecado que era nossa. Nele, fomos justificados diante do Pai."Portanto, assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida." Rm 5.18 Para que assim, o Pecado não exerça mais domínio sobre nós, uma vez que a graça de Cristo nos alcançou. Desse modo, para um mundo que apodrece no pecado, para um mundo que sucumbe no ódio, intolerância, egoísmo e toda a sorte de maldade. Deus nos deu a melhor solução: Jesus Cristo. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor". Rm 6.23
As vozes do Realengo não anunciam o desespero e dor daquela quinta-feira apenas. Essas vozes anunciam que este mundo está falido e em escuridão. Essas vozes anunciam a esta geração: "Arrependam-se e convertam-se para que sejam cancelados os seus pecados".
Só Jesus Cristo pode curar um mundo adoecido. Só Cristo é a solução eficaz. Somente os ecos do Calvário podem silenciar os ecos do pecado e da morte. Deixe o seu mal caminho e venha para Cristo, pois ele é rico em perdão.
"Portanto, não deixem que o pecado domine o corpo mortal de vocês e faça com que vocês obedeçam aos desejos pecaminosos da natureza humana." Rm 6.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário