FRASE DA SEMANA

"Um verdadeiro amor a Deus deve começar com um deleite na sua santidade" Jonathan Edwards.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Adoração e constragimento no Show do DT em Maringá

O ministério de louvor Diante do Trono se apresentou na noite do sábado (11/06), aqui em Maringá. Ana Paula Valadão e outros três backings vocais e músicos, conduziram muito bem a adoração e louvor a Deus. 
Infelizmente, o meu registro aqui, vai além de simplesmente informar mais um, entre tantos shows do grupo Brasil afora. Duas situações correlatas, ridículas e constrangedoras respectivamente, contrastaram com as belas canções do grupo.
A primeira situação, a que chamo ridícula, foi uma grade que separava o público em dois grupos: a área VIP, para os que pagaram R$ 50,00 a entrada, e a "geral" - grupo em que eu estava incluso - para os que pagaram entre R$ 15,00 a 30,00, conforme a data da compra dos ingressos. 
A separação dos dois grupos ficou ainda pior, porque o número dos pagantes Vip's não atingiu o número esperado e um imenso vácuo ficou entre o público separado por uma grade. A atitude lamentavelmente ridícula, dos organizadores do evento não combina com o caráter da festa. Enquanto os ecos da cruz de Cristo ecoam desde o Calvário, anunciando que a parede de separação caiu e todos são convidados a celebrarem ao Senhor, acima de toda a diferença, econômica, social ou racial; os agentes do mercado gospel preocupam-se apenas com o faturamento do espetáculo e como podem se beneficiar deste ao máximo. 
A segunda situação, que considero constrangedora e não menos lamentável, foi protagonizada (ou deveria dizer antagonizada) por apenas uma pessoa.
Ao constatar o grande vácuo entre os dois grupos presentes, Ana Paula Valadão sugeriu que a grade fosse retirada e todos se juntassem para a adoração. Entretanto, tal coisa não poderia ser feita caso alguém se propusesse a reclamar seus direitos de pagante VIP junto à organização logo após o evento. Por isso, a líder do DT perguntou ao grupo VIP se alguém faria tal reclamação. O constrangimento surgiu quando uma "irmã" gesticulou positivamente, afirmando que não concordava com a retirada da grade e que reclamaria seus direitos caso isso ocorresse. Ana Paula lançou sobre ela toda a responsabilidade sobre aquela separação e deu prosseguimento no culto. Embora houvesse algumas manifestações para que a grade fosse ao chão, o constrangimento parou por aí e lançamo-nos a adorar a Deus.
De qualquer modo, fica aqui registrado meu estranhamento a tal atitude da suposta irmã. De fato, nada disso combina combina  com a Bíblia. Não combina com a visão joanina do apocalípse de uma multidão inumerável de adoradores de todas as tribos, raças e línguas diante do trono DO CORDEIRO. Não combina com a voz do salmista: "Oh que bom e agradável é que os irmãos vivam unidos". Sl 133.
Infelizmente, isso são reflexos de um evangelicalismo contaminado pelo Capital e secularismo. Como diz um pastor amigo meu, "tal pessoa entrou no evangelho, mas o evangelho não entrou nele".

Deixe o evangelho entrar em você. Ele é o poder de Deus para salvação de todos os que crerem. Rm 1.16

Ps.: VIP - Sigla da língua inglesa que significa "Very Important Person", Pessoa Muito Importante. Esse é o tipo de expressão que desafina em qualquer evento de música cristã.

Um comentário: